terça-feira, 23 de agosto de 2016

DILMA VAI AO SENADO






 Assassinato de Júlio César com 23 punhaladas



Quantas punhaladas levará a Dilma?
 
Dilma vai ao Senado

Por: Marcos Inácio Fernandes*

“A justiça é cega mas a injustiça podemos ver.” (Anônimo)

Nesse final de agosto mais uma tragédia está para ser consumada. Dilma vai ao Senado para ser apunhalada. Ela está sendo vítima de uma conspiração e traição, tal qual, a que se abateu contra Júlio César em março de 44 a.C.
César foi apunhalado 23 vezes. A tragédia foi retratada muitas vezes no teatro e no cinema. Agora, veremos a da Dilma pela televisão, em tempo real e a cores. Serão necessárias 54 punhaladas para o seu assassinato político. Os conspiradores contabilizam algo em torno de umas 60 punhaladas. A conferir.
O que fico me perguntando é: qual será a punhalada mais dolorosa para Dilma. Qual a que ela exclamará, a exemplo de Júlio César, o “até tu, Brutus?” Será o até tu, Cristovam? Até tu, Marta? Até tu, Lobão? Até tu, Garibalde? Até tu, Braga? Pessoalmente a que mais me entristece é a do Cristovam Buarque, cuja punhalada vai atingir, mortalmente, a sua biografia.
Considero também, que no seu pronunciamento no Senado, Dilma podia relembrar e tecer uma analogia com o discurso de Marco Antônio junto ao cadáver de César. Algo, mais ou menos, nessa linha:
“Todos sabem que quem iniciou essa farsa do impeachment foi o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Mas Eduardo Cunha é um homem honrado!
“O Deputado Jovair Arantes (PTB-GO), deu parecer favorável na Comissão da Câmara. Jovair é um homem honrado!
“Como todos viram no dia 17 de abril, 367 Deputados Federais, sob vários argumentos, apenas desconsiderando a Constituição, votaram pelo prosseguimento do processo. Todos eles são homens honrados!
No Senado, Antônio Anastasia, do mesmo partido que encomendou o parecer do impeachment por 45 mil reais a Janaína Pascoal, o PSDB, foi escolhido relator.
O relatório do Senador Anastasia, do PSDB-MG, não conseguiu encontrar o “crime de responsabilidade”, mesmo assim ele foi favorável a cassação de 54,5 milhões de votos. Mas o Senador Antônio Anastasia é um homem honrado!
Em síntese, jurídica e tecnicamente, foram desmontados todos os argumentos dos golpistas ao longo do processo. Ademais as gravações vazadas das conversas do Sérgio Machado (ex-Senador do PSDB) com Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney, desnudaram os reais motivos para o afastamento da Dilma – “estancar a sangria da Lava Jato”.
Mas o Senador Romero Jucá, presidente do PMDB, é um homem honrado!
Renan Calheiros, presidente do Senado e do PMDB, é um homem honrado!
José Sarney, ex-presidente do Brasil e do Senado, do PMDB, é um homem honrado!
Esses e outros personagens, com prerrogativas de foro, estarem com processos no STF não causam preocupações, mesmo após o pedido de prisão feito pelo Procurador Geral, Rodrigo Janot, que não foi aceito pela corte, não os impedem de atuarem, como juízes, nesse processo contra Dilma. Está tudo dominado. No Congresso, no Supremo e na mídia.
Aproxima-se o fim da tragédia política. Um golpe na Constituição, na cidadania, no Estado Democrático de Direito. A perda do mandato da Dilma, eleita com 54,5 milhões de votos é apenas um detalhe. Vão virar confetes. A última palavra está com os “juízes” os honrados Senadores. Nesse final de mês eles se tornaram super - eleitores. Seus votos, caso seja dos apenas 54 golpistas necessários para cassação, valerão 1.009.280 votos dos eleitores de Dilma. Caso os golpistas atinjam 60 votos, eles valerão 908.352 dos reles cidadãos e cidadãs que terão os seus votos incinerados.
Vou assistir a incineração do meu voto e uma injustiça ser consumada pela TV-Senado. Lembrando a frase do Mikhail Gorbachev: “Matar o elefante é fácil. Difícil é remover o cadáver”. E o cadáver da democracia deve ser pesado!

Marcos Inácio Fernandes é professor aposentado e militante do PT.

PS - O discurso de Marco Antônio para Júlio César:

Palavras de Marco Antônio no funeral de Júlio César
´ 
Senhores
Vim para enterrar Cesar, não pra elogiá-lo. O mal que os homens fazem vive depois deles ...o bem é quase sempre enterrado com seus ossos. Seja assim com Cesar. O nobre Brutus disse a vocês que Cesar era ambicioso. Se isso era verdade era um grave defeito. E gravemente Cesar o pagou. Pagou com a vida, aqui, pelas mãos de Brutus e dos outros. Pois Brutus é um homem honrado, e assim são todos eles, todos homens honrados. Venho para falar no funeral de Cesar. Ele era meu amigo, fiel e justo comigo. Mas Brutus diz que ele era ambicioso. E Brutus é um homem honrado. Ele trouxe para Roma uma multidão de cativos, cujos resgates encheram nosso tesouro. Isto em Cesar parecia ambicioso?
Sempre que os pobres sofriam Cesar chorava; ora, a ambição deveria ser de matéria mais dura.  Mas, Brutus diz que Cesar era ambicioso.
E Brutus é um homem honrado.
Eu não falo aqui para desaprovar do que Brutus falou. Estou aqui para falar do que sei. Vocês todos o amaram e tinham razões para amá-lo.
Qual a razão que os impede agora de chorar sua morte?
 ("Neste momento Marco Antônio faz uma pausa no discurso, e as pessoas do povo começam a refletir sobre o que ele disse, e a questionar se Cesar tinha afinal merecido a morte que teve. Passado este interlúdio retorna Marco Antônio a falar." )
Ó Justiça! Fostes morar com os animais selvagens, pois os homens perderam o raciocínio!
Ainda ontem, a palavra de Cesar podia enfrentar o mundo. Agora aí jaz. E ninguém tão humilde que o reverencie.
Se tendes lágrimas, preparai-vos agora para derramá-las.
Todos vós conheceis este manto; eu me lembro da primeira vez em que Cesar o usou.
Olhai: por aqui penetrou a adaga de Cássius;
Vede o rasgão que fez o invejoso Casca.
Por aqui passou o punhal do bem amado Brutus. E ao retirar seu aço maldito notai que o sangue de Cesar o seguiu como correndo à porta, a fim de convencer-se de que era Brutus mesmo quem batia de modo tão cruel.
Pois Brutus, como o sabeis, era o anjo de Cesar.
Julgai, Ó deuses, como Cesar o amava!
Este foi o golpe mais cruel de todos, pois quando o nobre Cesar viu-o apunhalando, a ingratidão, mais forte que a mão dos traidores, o derrotou completamente;. 
Aí seu poderoso coração partiu-se...e escondendo o rosto neste manto, o grande Cesar caiu aos pés da estátua de Pompeu que escorria sangue o tempo todo.
Oh, que queda foi aquela, camaradas!
Eu, vós, nós todos caímos nesse instante
Enquanto a traição sangrenta crescia sobre nossas cabeças.
Eu não vim para acirrar paixões;
Apenas falo reto e vos digo somente o que todos sabeis;
Mas fosse eu Brutus – e Brutus, Marco Antônio,
E haveria aqui um Marco Antônio capaz de sacudir as almas,
colocando uma língua em cada ferida de Cesar, para erguer em
revolta as pedras de Roma!
Pois este era um Cesar!
Como ele, que outro haverá?

(" Revoltada a massa sai rumo às casas dos conspiradores para vingar Cesar.")

(“JULIO CESAR” de William Shakespeare – tradução livre de Millor Fernandes)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário